terça-feira, 12 de abril de 2011

Bullying: Uma brincadeira que não tem graça!

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever violência escolar, no sentido literal: intimidação; O que já é realidade para muitas escolas Brasileiras.
Além de causa baixa-auto estima, o bullying mexe com o psicológico de crianças e adolescentes, trazendo como consequências: Suicídios e outras tragédias.
O caso que abalou todo país na semana passada: A chacina na Escola Municipal Tasso da silveira, na zona oeste Realengo, onde Wellington Menezes de oliveira Matou doze crianças inocentes, nos traz a seguinte questão: O bullying que Wellington menezes sofreu durante a adolescencia, teria causado tal disturbio mental ?
Dois trechos da carta que ele escreveu nos deixa claro que as humilhãções sofridas durante a adolecência teriam deixados serias marcas:
  • “Cada vez que virem alguém se aproveitando da bondade ou da inocência de um ser, lembrem-se que esse tipo de pessoa foi responsável por todas essas mortes, inclusive a minha”.
  • “Muitas vezes aconteceu comigo de ser agredido por um grupo, e todos os que estavam por perto debochavam, se divertiam com as humilhações que eu sofria, sem se importar com meus sentimentos”.
Porém tais pertubações não justificam tal tragédia, Doze crianças morreram, doze vidas perdidas por um motivo ainda desconhecido.
Ao contrário que muitos pensam O bullying não exclusivamente violência sobre alunos, há vários casos onde os professores são também a grande vítima, o vídeo abaixo, mostrado em dezembro do ano passado pelo "Profissão repórter" mostra como anda os corredores que são perfeitamente classificados como corredores da "morte" das escolas públicas!

O que a alguns anos atrás era considerado como , "brincadeiras inocentes", estão atormentando mentes e provocando tragédias!